Venda de empresas

Venda de empresas, descubra como funciona

As corporações também têm um ciclo de vida: elas nascem, crescem e morrem. Se você decidiu fazer a venda de empresas, o segredo para fazer isso com sucesso é escolher o momento em que a coloca à venda.

Há vários fatores que você deve levar em consideração, para a venda de empresas ser um sucesso ou um fracasso, onde a única coisa que você conseguirá é se arrepender de se desapegar dos seus negócios.

Eu quero vender minha empresa

Quando você decide colocar sua empresa à venda, não há como voltar atrás. Mas você sabe como fazer isso? Como dar valor a todo esse trabalho que lhe custou tantos anos? Você deve fazer todo o possível para tornar o preço de venda de empresas o mais lucrativo possível.

Primeiro, quando você decide vender o seu negócio, é calcular o valor de venda. Para isso, o melhor é usar um relatório de avaliação da sua empresa. Através deste relatório, estima-se quanto valem hoje os benefícios potenciais que sua empresa obterá.

É uma boa maneira de abordar o valor real do negócio e dá uma ideia indicativa do preço de venda que você deve estabelecer. Para ver a situação real da empresa, você provavelmente precisa calcular o endividamento da organização hoje.

5 dicas para a venda de empresa com dívida e sem endividamento

O processo de venda de empresa com dívidas ou não é um pouco complexo e requer muita dedicação, se você deseja que ele ocorra conforme o planejado. Ter mais ou menos sucesso na venda dependerá da sua astúcia.

Analise e avalie potenciais compradores

Você deve garantir o bom legado da sua empresa, para que valha a pena a compra. A venda de empresas envolve o fornecimento de informações confidenciais.

Portanto, você deve tomar cuidado para que elas não caiam nas mãos erradas, o que pode distorcer seu trabalho. Somente um comprador sério merece comprar sua empresa.

Seja objetivo

Sendo o seu negócio, é normal que você exagere nos detalhes mais lisonjeiros e eleve de certa maneira seu valor. Mas lembre-se de que o comprador terá acesso a todas as informações da empresa e, se tiver criado uma grande expectativa, com a leitura dos relatórios ele poderá se sentir enganado. Você deve ser realista.

Defina um preço justo

Muitos empresários sem experiência em venda de empresas tendem a aumentar o preço de venda. Porém, quanto mais alto o preço, possivelmente custa mais para vender o negócio e levará mais tempo para remover o sinal “à venda”.

Você deve fazer uma avaliação detalhada do negócio e estabelecer um preço justo, de acordo com a realidade e a situação da empresa.

Dê opções de pagamento

Se você finalmente encontrar um comprador para o seu negócio, mas ele solicitar que o pagamento parcelado, faça adaptações. Comprar uma empresa envolve um grande esforço e, convenhamos, a pessoa que paga esse valor de uma só vez e em dinheiro raramente aparecerá.

Planeje a transição de negócios

O que acontece depois que você fecha o contrato de venda de empresas? É conveniente durante o processo de compra e venda definir as diretrizes a seguir e tornar o processo de transição fácil possível.

Gostou? Leia mais dicas em nosso blog.

(1) Comentário

  1. diz:

    When I originally commented I clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and now each time a comment is added I get four emails with the same comment. Is there any approach you may take away me from that service? Thanks!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *