Implante dentário

Qual o tempo de recuperação de um implante dentário?

implante dentario

Passar por uma cirurgia dentária é uma coisa que assusta a muitas pessoas, mesmo que elas necessitem disso para aumentar a sua qualidade de vida, a sua saúde e a sua autoestima. O medo fica ainda maior quando se pensa na quantidade de tempo que pode levar para uma prótese fixa cicatrizar completamente e a pessoa poder levar uma vida normal.

Felizmente, o tempo para que o implante dentário fique completamente cicatrizado é bem menor do que a maioria dos pacientes acredita e pode ser mais acelerado ainda pela higiene bucal e os cuidados corretos.

O que acontece no implante dentário?

Um implante dentário é um procedimento no qual o dentista insere pinos de titânio na gengiva, sendo necessário que ele fique fixo no osso do rosto. A ponta desse pino de titânio ficará exposta e o dente de porcelana será encaixada, mas de forma que não se solte independentemente do que o paciente faça.

Para possibilitar os implantes dentários, o profissional dentista precisa retirar todos os resquícios de raiz que ainda haja na gengiva e, em alguns casos, pode ser preciso extrair os dentes que estão muito afetados e que não podem mais ser recuperados.

Os pacientes podem fazer a prótese fixa apenas na parte superior, apenas na parte inferior e em ambas. Outra possibilidade é implantar apenas dentes unitários ou uma grande quantidade de dentes, inclusive sendo possível a carga imediata.

Qual é o tempo de recuperação?

Na maioria das vezes, os pacientes precisam aguardar quatro meses para serem considerados completamente recuperados do implante dentario. Isso quer dizer que, nesse período, o paciente precisará tomar mais cuidado para não submeter os dentes de porcelana ou os pinos de titânio a forças muito extremas, como mastigação de coisas duras.

Também será importante redobrar o cuidado com a higiene bucal, investindo numa escovação cuidadosa, mas que não tenha força excessiva. É importante usar enxaguante bucal também para que todas as partes da boca sejam atingidas e tenham eventuais bactérias combatidas.

Muitas vezes, os dentistas indicam enxaguantes bucais medicinais, como o Flogoral ou o Malvatricin. Esses são produtos anti-inflamatórios que ajudam a aliviar dores que possam surgir no período de cicatrização.

Além de tudo, os pacientes também podem receber a prescrição de antibiótico como forma de prevenir qualquer infecção depois do procedimento dentário. Na maioria das vezes, o dentista indica o antibiótico na primeira semana depois que a dentadura fixa é colocada e, se houver algum sinal de infecção posteriormente, ele pode fazer uma nova prescrição.

 Como se cuidar depois de fazer um implante

Depois de um procedimento desse porte, o dentista dará uma série de recomendações ao paciente, que ´precisará segui-las para que o implante fique da maneira esperada. Algumas dessas recomendações são evitar bebidas quentes na primeira semana, além de mastigar de forma muito devagar no primeiro mês.

Aliás, quem colocou a dentadura fixa apenas em uma parte da boca deve fazer o possível para mastigar usando o lado oposto.

Leia mais em nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *