Adestramento

Quando devo começar a adestrar meu cão filhote?

Você estará adestrando seu filhote a partir do momento em que o levar para casa e começar a ensiná-lo em casa. Os filhotes começam a aprender desde o nascimento e bons criadores começam a socializar imediatamente.

É muito importante você saber como adestrar um cachorro filhote e esse treinamento pode começar assim que o filhote puder abrir os olhos e andar. Os filhotes têm pouca atenção, mas pode-se esperar que eles comecem a aprender comandos simples de obediência, como “senta”, “deta” e “fica”, com idades entre 7 e 8 semanas.

O treinamento formal de cães é tradicionalmente atrasado até os 6 meses de idade. Na verdade, esse estágio juvenil é um momento muito ruim para começar. O cão está aprendendo com todas as experiências e adiar o treinamento significa oportunidades perdidas para ele aprender com você. Durante a fase primária, o cão começa a solidificar os padrões comportamentais dos adultos e progride através dos períodos de medo. Os comportamentos aprendidos na infância podem precisar ser alterados. Além disso, qualquer coisa que já tenha sido aprendida ou treinada incorretamente precisará ser desfeita e re-ensinada. Filhotes são capazes de aprender muito desde tenra idade.

Quando o treinamento for iniciado com 7 a 8 semanas de idade, use métodos que se baseiem em reforço positivo e ensino gentil. Os filhotes têm um curto espaço de atenção, portanto as sessões de treinamento devem ser breves, mas devem ocorrer diariamente.

Como começo a usar o treinamento com petiscos?

Pequenos pedaços de comida ou petiscos podem ser usados ​​para motivar seu filhote a realizar a maioria das tarefas. Desde que a recompensa seja suficientemente atraente, o filhote pode ser solicitado a dar a resposta desejada, mostrando a recompensa, dando um comando e movendo a recompensa para obter a resposta desejada. Por exemplo, o petisco erguido sobre o nariz do filhote e movida lentamente para trás deve receber uma resposta “senta”; os alimentos puxados para o chão devem receber uma resposta “deita”; os alimentos trazidos de volta devem receber uma resposta “fica”; os alimentos estendidos à distância devem receber uma resposta “vem”; e os alimentos mantidos na coxa enquanto você caminha devem levar o filhote a ‘calcanhar ou’ seguir ”. Associando uma frase ou palavra de comando a cada ação e dando a recompensa por cada resposta apropriada,

Quantas vezes devo dar o comando?

Idealmente, você deve dar a frase de comando uma vez e depois usar sua comida para mover o filhote para as posições. Depois que o filhote tiver realizado a tarefa, adicione elogios verbais e um carinho afetuoso, conhecidos como reforçadores secundários. Se o filhote não obedecer imediatamente ao primeiro comando, é provável que você proceda um pouco rápido demais. Se você continuar repetindo o comando, o filhote aprenderá que várias repetições são aceitáveis ​​antes de precisar obedecer. Manter uma guia presa pode ajudar a obter uma resposta imediata se o filhote não obedecer.

Como devo eliminar gradualmente os petiscos?

A princípio, você permitirá que o filhote veja a comida na sua mão, para que você tenha a atenção dela e possa usá-la para guiá-la na posição. À medida que seu filhote começa a obedecer mais rapidamente, você pode começar a esconder a comida na mão, mas dê o comando e repita o movimento ou sinal que ele aprendeu a seguir. Em seguida, sinalize e dê o comando, mas quando ela executar a tarefa, recompense apenas elogios e dê um tapinha carinhoso no filhote. Em seguida, você pode começar a variar a frequência, elogiando o “bom cachorro” e talvez dando tapinhas, mas dando a comida aleatoriamente, talvez a cada 3 ou 4 vezes. Com o tempo, o filhote deve responder ao sinal manual ou ao comando.

Com o tempo, as palavras “bom cachorro” e o carinho afetuoso tornam-se reforçadores secundários. Por terem sido combinados com comida no passado, eles adquirem mais significado e se tornam reforço em si mesmos. É importante usar o reforço secundário, porque você nem sempre terá comida quando precisar que seu animal de estimação obedeça. Além disso, se você depender de comida para fazer com que seu filhote cumpra, você terá um filhote que só fará o que você deseja quando tiver uma troca em forma de petisco.

No início, o treinamento começa em sessões designadas ao longo do dia, com uma variedade de membros da família. Todas as recompensas devem ser guardadas para essas sessões de treinamento. Com o tempo, no entanto, você deve começar a pedir ao seu filhote para executar as tarefas em outros momentos.

Quanto tempo devo treinar meu filhote?

Você não precisa treinar em uma sessão definida diariamente. Em vez disso, integre essas tarefas ao longo do dia. Um objetivo a ser alcançado é pelo menos 15 minutos de treinamento todos os dias. Podem ser sessões curtas de 5 minutos, distribuídas ao longo do dia. Tente que todos os membros da família peçam ao seu filhote para fazer essas tarefas. Você quer que seu filhote “se sente”, “se deite” e “fique” em todos os lugares, não apenas no local do treinamento. Pratique em todos os locais em que você gostaria que o seu cachorro se comportasse e se sentisse confortável e relaxado no futuro.

“Para ter um cão bem treinado, você precisa se comprometer a reforçar as tarefas de treinamento quase diariamente durante o primeiro ano de vida do seu filhote”.

Use essas tarefas de treinamento ao integrar o filhote à sua vida. Por exemplo, peça ao seu filhote para “sentar” antes de receber a comida, “sentar” antes de deixá-lo entrar ou sair pela porta e “sentar” antes de acariciá-lo. É o momento em que seu filhote quer algo e é mais provável que cumpra. Dessa forma, você treina seu cão o tempo todo, durante o dia e também estabelece regras e rotinas previsíveis e ajuda o cão a aprender quem controla os recursos. Treinar seu filhote antes de receber cada necessidade solicitada ajuda a evitar problemas. Ter seu filhote sentado antes de receber uma comida evita implorar, enquanto ensinar seu cão a se sentar antes de abrir a porta pode evitar que ele pule em vocÊ ou saia correndo porta afora. Seja criativo. O tempo que você gasta treinando seu filhote agora será recompensado quando você tiver um cão adulto. Para ter um cão bem treinado, você precisa se comprometer a reforçar as tarefas de treinamento quase diariamente durante o primeiro ano de vida do seu filhote. Quanto mais você ensina e supervisiona seu filhote, menos oportunidade terá para se envolver em comportamentos impróprios.

O que pode ser feito se meu filhote estiver muito distraído ou excitado na hora do adestramento?

O adestramento deve começar em um ambiente silencioso, com poucas distrações. A recompensa escolhida deve ser altamente motivadora, para que o filhote se concentre inteiramente no adestrador e na recompensa. Embora um pequeno tratamento alimentar geralmente funcione melhor, um brinquedo favorito ou um tratamento especial para cães pode ser mais atraente. Também pode ser útil treinar o filhote antes das refeições programadas, quando estiver mais faminto. Para filhotes difíceis ou obstinados, a melhor maneira de garantir que o filhote execute o comportamento desejado e responda adequadamente ao comando é deixar uma guia presa e usar uma coleira para controle adicional. Dessa forma, você pode solicitar ao filhote a resposta correta, se ele não obedecer imediatamente, e a pressão poderá ser liberada assim que a resposta desejada for alcançada.

Quando devo começar a socializar meu filhote?

A socialização deve começar assim que você adquirir seu filhote e, muitas vezes, isso significa 7 semanas de idade. Os filhotes aceitam naturalmente novas pessoas, outras espécies e a introdução de novas situações durante o período de socialização, que ocorre entre 7 e 14 e 16 semanas de idade. Este período oferece uma oportunidade para uma infinidade de apresentações que fornecerão lembranças positivas que duram uma vida. Os filhotes estão ansiosos, exploratórios e desinibidos durante esse período, e é importante aproveitar esse entusiasmo. Proteja seu filhote durante esse período e garanta que todas as experiências sejam positivas e divertidas.

Por que meu filhote de 16 semanas parece ter medo?

Há um período normal de medo natural que começa entre 14 e 16 semanas. Durante esse período, um filhote pode ficar desconfiado de novas pessoas, espécies ou experiências. Este é um processo adaptativo normal. Observe seu filhote de perto quanto a sinais de medo (encolhendo-se, urinar e recusar petiscos). Evite empurrar ou sobrecarregar o seu cachorro durante este estágio de desenvolvimento.

Devo também considerar aulas de adestramento de cães?

Os donos de animais que são iniciantes no treinamento podem iniciar um programa de treinamento com essas poucas etapas simples. É preciso repetição, tempo e perseverança para que o filhote responda de maneira previsível e confiável aos comandos em várias situações. Considere apenas escolas pra cães que usam técnicas de treinamento positivas.

No entanto, uma aula de treinamento tem muitas funções. Os treinadores podem demonstrar técnicas e ajudar a guiá-lo pelas etapas do treinamento. Eles podem ajudar a aconselhá-lo sobre problemas de treinamento de filhotes e ajudar a aprimorar seu treinamento para exercícios mais difíceis. O filhote estará aprendendo em uma situação de grupo, com algumas distrações da vida real. E, considerando a natureza humana, o dono do animal que leva seu cachorro para uma aula de filhote de cachorro será forçado a praticar (fazer a lição de casa) durante a semana se não quiser ficar para trás na próxima aula. Finalmente, uma aula de treinamento é um bom lugar para conhecer e conversar com outros novos donos de cachorros e ver como todos os filhotes se comportam.

As aulas de treinamento para filhotes também são uma excelente maneira de socializar seu novo filhote para uma variedade de pessoas, cães e outros estímulos em um ambiente controlado. Além disso, você aprenderá como prevenir problemas antes que eles possam começar ou lidar com eles à medida que surgem, em vez de precisar encontrar uma maneira de corrigir os problemas que já foram desenvolvidos. Seu cachorro também pode fazer novos amigos da mesma idade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *