MEI

Como abrir MEI: criar CNPJ MEI é fácil pelo site

abrir mei

Todo mundo conhece alguém que faz lanche para fora, tem uma pequena venda na garagem, faz costuras e outras atividades profissionais que, muitas vezes, respondem até pelo seu sustento. Porém, essas pessoas não têm formalização, o que significa que elas não podem se aposentar e não têm direito a nenhum auxílio previdenciário ou trabalhista.

Abrir MEI serve exatamente para mudar essa situação: com esse regime tributário simples e adaptado para quem é inexperiente ou tem um negócio simples, dá para se tornar um empreendedor oficialmente.

Abrir CNPJ MEI é muito fácil e o dono de um negócio nem precisa sair de casa para fazer isso: existe o Portal do Empreendedor, um site intuitivo e que traz informações bem específicas para tornar a abertura de MEI um processo mais rápido.

Por isso, para você abrir MEI e estar mais seguro no seu futuro, acompanhe as orientações dadas aqui.

Como abrir um MEI

Conforme dito agora, dá para abrir MEI online sem nenhuma complicação e mesmo que não haja ainda um CNPJ cadastrado. Isso porque, a partir do momento em que se solicita o cadastro como microempreendedor individual, o próprio site Portal do Empreendedor faz os direcionamentos para a criação desse documento.

Você pode fazer MEI em poucos minutos da seguinte maneira:

  • Abra o site Portal do Empreendedor clicando aqui;
  • Vá até a aba “Formalize-se”;
  • Diversas opções aparecerão e você terá de clicar em “Formalize-se” novamente;
  • Crie uma conta no site Gov.br, de acordo com a solicitação do sistema;
  • Nas etapas seguintes, crie um CNPJ

Cabe ressaltar que o site também mostra ao microempreendedor uma série de direitos e obrigações que devem ser lidos com atenção por quem está se informando sobre como abrir uma empresa MEI, inclusive para evitar erros de documentação e de recolhimento de impostos que possam causar problemas a esse microempreendedor individual.

Quando o passo a passo para criar MEI tiver acabado, o cidadão já será um empresário formalizado e reconhecido pela Receita Federal.

Muito além de abrir MEI, site serve para gerenciamento do empreendedor

Em alguns casos, o microempreendedor individual pode desejar fazer alteração MEI para realizar outros tipos de serviços. Por exemplo: se ele se cadastrou inicialmente com limpeza de tapetes, mas agora ele acha que é mais rentável limpar sofá, pode mudar a atividade desempenhada.

Cancelar MEI também se torna fácil usando o Portal do Empreendedor, mas a empresa não pode ter impostos a ser pagos ainda.

Em qualquer um dos casos:

  • Acesse o Portal do Empreendedor;
  • Clique em “Já sou”;
  • Clique em “Atualize seus dados” ou em “Baixa”, de acordo com o que quiser fazer;
  • Siga as orientações

Mesmo que o processo para a abertura de MEI seja descomplicado, assim como a alteração e o seu cancelamento, o microempreendedor individual que desejar de orientações a mais pode buscar a ajuda de um contador.

Esse profissional conseguirá dar esclarecimentos mais detalhados como é o pagamento de impostos para essa modalidade de tributação e outros assuntos.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *